20 de outubro de 2007

O que é q os dois últimos posts têm em comum?

Simples. Ambos estão relacionados com um fenómeno: é que a sociedade vive num equilíbrio de forças desde os tempos da pré-história, forças relacionadas com o poder, com a gestão dos milhares de vontades humanas que exercem pressão umas contra as outras na persecução dos seus objectivos, diáriamente.

Esse equilíbrio é como uma balança, em que se se tira de repente um dos pesos, o outro cai violentamente. Os dois últimos posts implicam ambos esse retirar abrupto de um dos pratos da balança.

No caso de Jesus, as suas idéias implicavam no seu tempo, e implicam ainda hoje, a interrupção da ordem estabelecida, o que pode levar a movimentos desequilibrantes na sociedade, movimentos esses que os poderosos temem. Se de repente todos nos amássemos uns aos outros, toda a ordem da sociedade seria invertida, porque tudo está planeado de acordo com a idéia de que cada um procura o seu próprio proveito, e todas as instituições estatais e económicas funcionam segundo esse princípio. Se de repente esse princípio desaparecer, como irão as pessoas gerir o dia-a-dia mundial a partir de amanhã?

Da mesma maneira, a introdução de uma energia gratuita e limpa, de repente, pode abalar as estruturas sobre as quais o mundo assenta hoje em dia, uma vez que o petróleo e os custos a ele associados coordenam todas as actividades humanas a um nível global, o que equivaleria igualmente a um "retirar repentino de um dos pratos da balança"...

e é isso que os dois últimos posts têm em comum :)

Sem comentários: