12 de outubro de 2007


Hoje é um dia profissionalmente memorável para mim. E ironicamente, lembrei-me duma coisa sobre as profissões e as pessoas que gostava de partilhar. É que uma profissão não é mais do que um conjunto de tarefas, que qualquer um pode fazer. Umas mais difíceis, outras mais fáceis, mas... tarefas! E acho bastante estúpido que as pessoas na nossa sociedade se deixem definir tanto pela profissão.

Não somos nenhum software informático nem braços mecânicos, mas o que fazemos no trabalho, mais cedo ou mais tarde, vai poder ser feito por um software e um braço mecânico, porque não é nada de mais... são tarefas! Que é que importa se é organizar livros numa biblioteca, ou fazer contas num escritório, ou avaliar sintomas num consultório, ou fazer argumentos num tribunal? É tudo tarefas!

Afinal, o valor duma pessoa, e que faz dela única, está na pessoa que a pessoa é! Na capacidade de envolvimento com os outros, na contribuição única que as suas atitudes dão às vidas dos outros, na sabedoria de vida, no viver em si! Nessa área, cada pessoa é mesmo única e com um valor inestimável para os seus próximos. E o que a define não é de maneira nenhuma o que faz profissionalmente. E se é assim para os seus próximos, que importa o que é para os não próximos?

Emancipemo-nos, minha gente!! Emancipemo-nos das nossas próprias prisões e rótulos, e libertemo-nos! Somos livres para fazer do mundo o que quisermos que ele seja, e muito mais do nosso próprio mundinho privado!

Como o grande Bob Marley dizia, "No one but ourselves can free our minds"!

5 comentários:

n disse...

ele dizia isso e acendia um charro a seguir.

Irina Gama disse...

Só te digo que Concordo totalmente com tudo o que dizes e assino por baixo!!

beijinhu!

eyeshut disse...

eu também assino em baixo!!!!

tenho pena que aquilo que fazemos na vida para subsistir e poder sonhar mais e mais alto não seja uma continuação de nós mesmos, uma forma boa e feliz de partilharmos o que sabemos e queremos fazer, no mundo, com e pelos outros...*

p.s. às vezes, é melhor acender um charro do que fazer coisas aparentemente mais "ortodoxas", mas incrivelmente mais torpes!!!!
digo eu, claro! :)

- disse...

Amen, brothers and sisters! :)

n disse...

o ideal é: nem acender o charro nem fazer coisas torpes.

:P