15 de abril de 2008

Mais uma notícia das que eu gosto:

"Suécia: Tesouro viking foi encontrado em aeroporto

Uma arca recheada com 472 moedas árabes de prata, que terá sido enterrada há 1.150 anos, foi desenterrada perto do aeroporto de Estocolmo, na Suécia. Arqueólogos afirmam que se trata da maior e mais antiga relíquia viking jamais encontrada no país.
Os especialistas do Banco da Herança Nacional da Suécia descobriram as 472 moedas antigas quando escavavam uma tumba da Idade do Bronze, fazendo com que se tenham de alterar algumas das suposições sobre os saques, importações e tesouros dos Vikings.

O professor de numismática da Universidade de Estocolmo, Kenneth Jonsson, afirma que as moedas devem remontar a 850 a.C., «uma data remota», já que «as importações de moeda por parte dos Vikings só começaram a ser conhecidas por volta do ano 800 a.C.», acrescentando ainda que «as moedas eram tão importantes para aquele povo que uma data tão antiga torna o facto interessantíssimo».

A descoberta, que contém moedas do Médio Oriente, correspondentes ao que hoje é o Iraque e a Síria, leva a considerar que o povo nórdico importou moedas muito antes do que se imaginava. «Devem ter estado em circulação antes de terem sido enterradas e eram de alta qualidade», explica a especialista Karin Beckman-Thoor."

O Tio Patinhas deve estar a dar quacks de raiva na sua caixa-forte por não ter sido ele a descobrir o tesouro :)

(aqui)

Sem comentários: