28 de setembro de 2007

Se um dia se aumentar a esperança de vida de tal maneira que ela passe a ser eterna, isso vai ser uma prova de fé para quem acredita na vida eterna espiritual... largar a vida eterna biológica que se tem por certa, pela vida eterna espiritual em que se acredita! Comentários são bem vindos, não me deixem sozinho com esta :)

10 comentários:

n disse...

Boa questão! Para quem tem medo da morte ou para quem a fé depende do temor da morte biológica e da não confirmação da vida eterna.
Acho que a fé deve estar assente em princípios e não nas consequências, senão seria um negócio: "eu acredito e sigo-Te e Tu dás-me a vida eterna." Nãaa.
Além de que continuariam a haver infinitas coisas que nos transcenderiam cuja dimensão e incompreensão ocupariam a mesma importância e lugar que o desconhecimento do para-além-da-morte-biológica.
(Tu próprio comentavas um dia destes, e eu concordei, que o tema da morte anda a ser muito mais falado e por isso encarado com maior normalidade. Ao longo da história o valor e a importância da vida e o "peso" da morte variou, concerteza, imenso.)
A fé na ressureição é um problema que se põe imenso na vida do dia-a-dia conncosco, VIVOS ou mais-ou-menos nem por isso.

eyeshut disse...

hoje estou num dia em que não entendo posts!!! ou é aqui o senhor sono ou sou mesmo eu que estou lenta!!!

então aumentar a esperança de vida a ponto de torná-la eterna não é o oposto a "largar a vida eterna biológica que se tem por certa"?

não consigo comentar, pq não entendi...! :)

- disse...

lol :D pois, o q eu queria dizer era q uma pessoa q tenha fé numa vida para além desta material q conhecemos, se ficar numa situação em q esta vida material não acaba, e se continuar sempre na Terra sem morrer, se quiser prosseguir para a vida espiritual que acredita estar para além desta, vai ter q tomar a opção de acabar com esta vida material... enfim, continua um bocado confuso eheh não me tou a exprimir bem.

eyeshut disse...

ah! estilo "facultativo"? ou ficamos na terra para sempre ou escolhemos morrer, para viver eternamente para além da morte?

eu acho que deixava tudo como está.... talvez aumentasse ligeiramente o meu tempo na terra porque a vida terrena é muito especial...* apesar das dores e das feridas, os dias nesta bolinha oferecem-nos flores e frutos e risos e abraços e canções e sabores e aromas que, porventura, essa vida eterna do espírito não contempla.
eu não tenho medo de morrer, aliás, acho que deve ser um momento mágico, mas sou muito ligada às pequenas enormes felicidades que ser um corpo nos dá. será que se pode brincar aos berlindes numa existência exclusivamente espiritual? ou fazer bolas de sabão????? :O)*

com isto até me lembrei do filme "tão longe, tão perto", do wim wenders, em que um dos anjos decide tornar-se humano porque quer experimentar vida verdadeira... é que ser só espírito também deve entediar um bocadinho... :O)

- disse...

sim, era isso, eyes :) mas sabes, a vida eterna em q eu acredito é mais real do q esta, e as coisas boas q temos nesta são só um reflexo das coisas boas q há na outra. assim, acredito q teremos na outra a real essência q dá origem a todas essas coisas, flores, aromas, jogo, despreocupação, só q será mt melhor q o reflexo dessas coisas cá. n vi esse filme, mas pelo q contas baseia-se numa ideia com q eu n concordo, de q a vida espiritual é uma espécie de "pairar" sem graça nenhuma e a vida material é q é divertida. eu acho q, a existir esse tipo de oposição, deve ser mais ao contrário ;)

n, concordo q a fé n é uma resposta ao temor da morte, mas n acho q fé seja só uma questão de princípios, é também uma aposta num acontecimento real q não é apenas um princípio: a de q todas as coisas serão renovadas num mundo novo, com leões a pastar juntamente com cordeiros :) e uma aposta envolve sempre risco, neste caso o risco seria trocar uma vida material sem fim q se teria a certeza de ter, por uma vida espiritual q só dps de renunciar à material é q se saberia se existia. daí eu chamar-lhe "prova de fé". mas concordo q os princípios tb têm q ser bons em si e não pelas consequências.

obrigado aos dois por não me deixarem sozinho com esta, gostei!

Irina Gama disse...

Bem... Eu muito sinceramente quero aproveitar esta vida ao maximo... gosto tanto de viver, há tanta coisa que me prende aqui! Mas acho que isto é uma viagem pela qual temos que passar... aproveitar aquilo que o mundo nos dá a cada etapa da vida por que passamos! Sao muitas as vezes que o pessoal me diz que nao quer fazer anos porque estao a envelhecer, e que agora gostariam de voltar a minha idade ou que gostariam de estagnar numa certa idade! Eu nao concordo nada com estas coisas... eu vivi na infancia o que tinha pa viver (agora amo olhar para as novas crianças que por ai andam e nao desejo nada voltar a ser pequena, se bem que por vezes ate dava jeito)... vivi a adolescencia que tinha que ter, se as miudas de agora ja tem novas coisas que eu nao tive, ainda bem para elas! estou a viver esta primeira fase da vida adulta muit bem tendo aquilo que posso e consigo conquistar... e um dia vou ser velhinha, vou ter de certeza o meu castelo construido e tao bom que vai ser poder olhar pa ele! vou ter os meus cabelinhos brancos, que sao tao lindos e as minhas rugas que revelarão aquilo por que ja terei passado! depois passarei para a outra vida... e muito sinceramente fascina-me... quero lá chegar e superar todas as minhas espectativas! tenho grande fé de que é maravilhosa, tal como tu dizes à ''eyes''... mas espero chegar la e nao encontrar nada do que espero, quero que tudo seja diferente do que imagino... Mas como eu imagino ou de outra forma, acredito que tudo será maravilhoso, lindo... fantástico!

n disse...

Acho que o que queria dizer se pode traduzir nisto: parte da vida eterna espiritual poderá ser vivida já na vida biológica (em simultâneo), não é preciso esperar que a vida biológica se acabe.

E mais, supondo que existe para cada pessoa uma vida eterna, nela, logicamente, estará incluída a vida biológica. Pois se Deus é Deus e se é Amor, redimirá as partes que nós consideramos menos boas da nossa vida biológica e tudo estará incluído na vida indivisível de cada um. Essa vida se tem uma parte biológica ou não, não é relevante ou significativo, pois a biologia não impede a, não é contrária à, eternidade.

eyeshut disse...

other,

acabei de descobrir que és seguidor de Platão!!! :)
essa coisa deste mundo como reflexo de um outro Maior.....*

(o filme foi copiado/adaptado pelos americanos: A cidade dos anjos!)

Irina Gama disse...

Hum... Eyes, bem me parecia que o filme a que te referias era esse... deduzi pelo que disseste mas com esse titulo tambem la nao chegava!

O filme é muito fixe!

- disse...

ah, sou seguidor dele? :) eheh não sabia, e n conheço bem as afirmações dele, só a alegoria da caverna, q acho mt gira. mas dps explica-me melhor isso, eyes!

irina, gostei: curtir a vida sempre, seja esta seja a próxima, e sem ficar preso ao passado :)