22 de setembro de 2007

Amor e Realidade


Há dias em que vemos as coisas com uma realidade acutilante. Outro dia dei por mim a pensar que viajar a não sei quantos mil kms/hora em cima duma bola gigante à volta duma bola ainda mais gigante de fogo, no meio de um escuro de milhões de milhões de quilómetros de vazio, não parece muito seguro. Dei por mim a desejar que pudéssemos encontrar um cantinho aconchegante onde pousar a nossa "nave", talvez com uma redoma a proteger de cometas e asteróides, e com uma luz agradável e suave a envolver o ambiente.

A verdade é que as condições do nosso planeta são o resultado duma probabilidade de ocorrência de um para milhões, mas aconteceu. Depois, aparecer vida na Terra é outra probabilidade da mesma pequeneza, que aconteceu. E depois, dentro da vida na Terra aparecer um animal especial como o Homem, é, sem querer ser repetitivo, mais uma probabilidade da mesma pequeneza, e aconteceu. E, dentro do Homem, terem nascido os meus pais, é mais uma probabilidade mínima. E, dentro dos meus pais, o espermatozóide e o óvulo que me deram origem se terem juntado, foi mais uma probabilidade mínima. E, por último, dentro da minha vida, eu ter sobrevivido até hoje, foi também uma probabilidade mínima e que aconteceu.

A minha vida é um milagre improvável... e, pensando bem, tudo o que acontece de importante na nossa vida é um milagre improvável: ter condições para o estilo de vida perfeito para nós, encontrar pessoas que nos completem realmente, e simplesmente chegar a velho é um milagre improvável.

Isso é mesmo típico do Amor: fazer-se passar por milagre improvável quando na realidade, Ele é a única hipótese plausível. Mas também isso faz por Amor: quer ser para nós uma opção e não uma imposição, por respeito à nossa liberdade. Por isso, como dizia Pascal, manifesta-se àqueles que O buscam e esconde-se àqueles que O tentam (isto é, aqueles que duvidam ou negam).

Se eu pudesse, talvez procurasse um cantinho seguro e aconchegante no Universo. Mas não há nada a fazer, estou completamente apanhado: acredito em milagres improváveis. Acredito no Amor nesta vida e depois desta vida, e acredito que o nosso cantinho seguro e aconchegante está à nossa espera para lá deste Universo :)

4 comentários:

eyeshut disse...

e esse "cantinho seguro e aconchegante" existe também nesta bolinha de terra e mar....!
e dele vemos todas as estrelas que que nos acompanham neste milagre que é estar vivo e a sonhar...*

- disse...

É verdade, tens razão!

E mais uma vez juro que não foi plágio eheh só dps vi o teu sobre galáxias, estrelas frágeis e eternidade :)

Anónimo disse...

... e sem querer "conheci-te", o que era tambem uma probabilidade pequenissima e agora sou leitora assidua do teu blog... porque gosto de ler... e este teu texto fez realmente um milagre em mim... sentei-me a ler o texto e a ouvir uma musica fantástica e dei comigo a sorrir porque por momentos viajei nas palavras que escreveste!

Adorei mesmo!

- disse...

:D q bom Irina, gostei imenso de ter lido isto, obrigado :)

tb gosto de e vou sempre ler os teus poemas, sabias? ía-te dizer q já n punhas lá um há mt, mas já tava enganado!

viva os milagres!