24 de maio de 2008

Ser ou não ser

Não sei se já escrevi isto, mas às vezes sinto que sou tão anárquico que podia desfazer-me e diluír-me no ar. Até as estruturas e as leis do meu próprio corpo me parecem absurdas.
Acho que o meu ego vive desintegrado. Vejo passar partes de mim mesmo à frente dos meus olhos, e não consigo perceber donde vêm nem o que são. Mas é bom vê-las, e posso reclinar-me cómodamente no meu sofá e assistir à passagem de mim mesmo por mim. Acho que a culpa é do sistema.
Não sei onde nem quando perdi aquilo que não sei o que é nem se perdi. Acho que algum dia decidi que tinha tanta razão que nem sequer tinha que explicar. E agora não sei se isso aconteceu, nem quando foi, nem em que é que tinha razão. Devia ter sido como todos e promovido a minha pessoa, mas isso seria ter sido como todos. Na selva, se não se tá por cima fica-se por baixo.
Sei que o mundo não se trata de mim, e não gosto de falar assim. Quanto mais aprendo mais sinto que não sei nada. Só os vagabundos são a esperança. Aos outros parecem loucos, e é essa a beleza: nem eles sabem de que é que estão fora, mas o importante é que estão. Os que sentem que não cabem nas coisas, esses é que sabem, todos os outros não.
Porque é que quando não consigo o que quero me sinto mais perto de mim? É esse o paradoxo: o exílio é a minha morada. Obedecer é morrer, negociar é não ser. Viva os loucos, os rejeitados, os rebeldes e os drogados. Salvam-me a vida.

Enfim... não se preocupem. Amanhã pego na cartola e na bengala, e podemos continuar a brincar.

6 comentários:

soy yo disse...

3 bengaladas... lol... a proposito do texto aconselho o filme yputh without youth. bjos

- disse...

tenho q ver isso... :) bjs

m disse...

quando nao conseguimos o que queremos somos lembrados dos nossos limites.
e provavemente sabemos reconhecer alguns factores que levam aquelas limitações... nelas revemos a história, nas possibilidades vemos o futuro.

- disse...

gostei, m... obrigado :)

Inês disse...

ai que a Literatura corre-te no sangue e foge-te pelos dedos...! bela surpresa.

:)*

- disse...

.... =) lol bgdo!... então vê se levas a sério o q te disse ;)