2 de agosto de 2007

Reflexões

Uma vez ouvi dizer que alguém disse: "dêem-me um ponto de apoio e levantarei a Terra", ou coisa parecida. Também se poderia dizer: "dêem-me uma perspectiva neutra e verei a verdade". Mas deve ser mesmo muito difícil a um homem conseguir ter uma perspectiva neutra. Nós estamos, muito mais do que pensamos, inseridos em perspectivas anteriores a nós, nas quais nos vamos encaixando, e que não são perspectivas neutras nem livres. Pensamos que agimos sempre segundo o nosso livre arbítrio, mas muitas das nossas motivações têm raízes biológicas comuns a toda a espécie humana, e com uma lógica ligada à sobrevivência. Nós somos animais...

Mas é engraçado como nada disto é um impedimento para a convicção de que, apesar de sermos animais com dificuldade em ver e em escolher para além da nossa animalidade, somos seres a caminho. Donde vimos? Da animalidade. Mas para onde vamos?

Para responder a essa pergunta é preciso ter acesso à tal perspectiva neutra, a verdade. Mas acho que, mesmo sem saber que verdade é essa, pode-se dizer que caminhamos da animalidade para a verdade.

Mas o que é a verdade? O que é a existência? Se fossemos capazes de ver a tal perspectiva neutra, livre de qualquer tipo de influência, o que veríamos na existência? Um grande vazio? Ou a plenitude total? Há quem diga que quanto mais inteligente se é, mais infeliz. Esses são os que estão do lado "verdade como um grande vazio". Mas se a verdade for a plenitude total, então quanto mais inteligente, mais feliz se é, uma vez que se está mais perto da verdade. Será assim?

Já pensei que seria assim. Mas em várias das áreas do conhecimento humano, a tendência actual é a de que não se pode compreender a realidade se não analisarmos a interacção complexa entre os vários elementos que se relacionam entre si. Ou seja, existir é estar em relação com o resto das coisas que existem.

Por isso, se existir é estar em relação, então a verdade provavelmente será também uma relação e não uma ideia estática. E, sendo assim, o melhor método para se chegar à verdade será também uma relação e não um método abstracto como a inteligência. Ou seja, já não me parece que esteja na inteligência a capacidade de se chegar à verdade, mas sim na interacção com o mundo: na relação com as outras coisas que existem.

Está bem, então a verdade é uma relação, e encontramo-la relacionando-nos. Mas indo mais longe, podemos perguntar-nos: que tipo de relação é a verdade? Em qualquer relação, quando uma coisa se encontra com outra, a interacção com a outra coisa pode provocar dois tipos de reacção: atracção ou repulsa. Partindo do princípio de que a relação ideal entre duas coisas é aquela que provoca uma atracção mútua, pode-se dizer que a relação ideal é o amor.

Chegamos então à conclusão de que a existência é uma relação, e de que, sendo a relação perfeita uma relação de amor, a verdade é o amor. E quem está mais perto da verdade? Acho que não é aquele que é mais inteligente, mas sim aquele que mais ama.

Finalmente, se se acreditar, como eu acredito, que não existe amor sem perdão, e que nem um nem outro existem sem humildade, compreende-se facilmente a ideia tão difundida pelo Evangelho, de que Deus (o Amor, a Verdade) se revela aos pequeninos e se esconde aos sábios e inteligentes. Por outras palavras, é uma indicação de qual a maneira certa de se chegar à Verdade.

3 comentários:

n disse...

"dêem-me um ponto de apoio..." isso parece-me conversa do Arquimedes (alavancas, roldanas e hidráulica era com o méne). Estou com mt sono, mas parece-me que gostei mt deste texto. Volto a ele depois.

eyeshut disse...

eu também estou com muito sono (lol), mas uma coisa ficou a ressoar-me aqui dentro...

"então a verdade provavelmente será também uma relação e não uma ideia estática. E, sendo assim, o melhor método para se chegar à verdade será também uma relação e não um método abstracto como a inteligência."

como eu gosto de ouvir/ler que a verdade não se alcança pela razão...!!!
para mim, tudo no mundo flui na proporção do Amor que trazemos no coração...

e que ternura :) a verdade revelar-se só aos pequeninos...*

- disse...

olha a habitante do planeta sagrado! tavas desaparecida :) q bom teres voltado. espero q tenhas dormido bem :p